Minhas Experiências - Julio Cesar Monteiro da Silva
Gostaria de Inicialmente falar sobre os depoimentos que tivemos acesso aqui no AVA, gostei bastante do depoimento do Rubem Alves, do áudio da entrevista do Gabriel Pensador e também o depoimento do Moacyr Scliar, “...pois acho que a cesta de lixo é a grande amiga do escritor."
Bom, minhas lembranças sobre a leitura e a escrita se dividem em alguns sucessos e fracassos, inicialmente a experiência com a escrita, lembro que comecei a estudar com 6 anos na pré-escola no distrito de Monteiro Lobato Município de Panorama, escola rural e apesar de ter 33 anos, ainda peguei o tempo da varinha e do milho, foi um experiência meio traumática...
Lembro que tinha uma letra muito feia e fazia vários e vários cadernos de caligrafia, quem não fez?
Quanto a experiência com a leitura, como alguns colegas já citaram, a coleção vagalume acredito que tenha marcado a vida de muitos, lia muitos livros desta coleção e é impressionante como as histórias davam asas à imaginação. Um livro que me marcou muito e tenho muitas lembranças foi o livro Açúcar Amargo de Luiz Putel Já no ensino médio a leitura dos clássico não foi nada fácil, era cansativo e tinha a obrigação de ler, confesso que não foi muito agradável.
Tive uma experiência interessante numa escola que dei aula aqui na Região de Taboão da Serra, EE Francisco D amico, onde foi desenvolvido um projeto de leitura com toda escola e cada professor era responsável por uma sala, um vez por semana, em uma das nossas aulas, conversávamos com os alunos sobre o livro e como estava acontecendo a leitura, como o professor tinha que ler o livro também, as vezes um aluno ou eu lia um trecho do livro ou comentava algo do livro que tinha atraído. Experiências assim são importantes para que os alunos desenvolvam o prazer pela leitura.
Oi Júlio. Ficou muito bom nosso blog. Parabéns!
ResponderExcluirOlá Julio,
ResponderExcluirLendo seu depoimento lembrei que quando era PC , combinamos que todas as terças na segunda aula os professores faziam leitura com os aluno. No começo eles resistiram, mas depois percebendo o interesse dos alunos passou a ser um habito. Os alunos começaram a trazer um texto, outros livros, enfim o comentário em ATPC era gratificante. Os alunos no intervalo comentavam sobre o que tinham lido. Penso que são através de pequenos gestos que desenvolvemos o interesse das pessoas.
Abraços
Parabéns grupo 3 pelo blog, agora é só continuar o trabalho.
ResponderExcluirOlá Pessoal,
ResponderExcluirRealmente ficou bem legal nosso blog.
Parabéns Júlio!!!